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Waldemar Guimarães

Nutrição

BATATA DOCE – O CARBOIDRATO DO ATLETA

Por Rodolfo Anthero de Noronha Peres – Nutricionista Esportivo – CRN8 2427

Sem dúvida¸ a batata doce é um dos alimentos fonte de carboidratos prediletos dos praticantes de musculação¸ especialmente¸ dos culturistas. Está sempre presente no cardápio da maioria dos campeões¸ principalmente na fase mais específica da preparação¸ a pre-contest. Particularmente¸ tenho utilizado com grande freqüência este tubérculo na dieta dos atletas sob minha supervisão¸ e os resultados são sempre muito expressivos.

A batata doce ( Ipomoea batatas) é a raiz de uma planta rasteira¸ nativa do continente americano¸ que cresce sem exigir cuidados especiais para o cultivo. Embora seja menos consumida que a batata inglesa¸ ela é muito apreciada no norte e nordeste do Brasil. Com toda a probabilidade é a América Central a terra de origem da batata-doce ¸ que pertence à família das Convolvuláceas.

É cultivada em 111 países¸ sendo que aproximadamente 90% da produção é obtida na Ásia¸ apenas 5% na África e 5% no restante do mundo. Apenas 2% da produção está em países industrializados como os Estados Unidos e Japão. A China é o país que mais produz¸ com 100 milhões de toneladas. Pode ser cultivada em locais de climas diversos¸ como o das Cordilheiras dos Andes; em regiões de clima tropical¸ como o da Amazônia; temperado¸ como no do Rio Grande do Sul e até desértico¸ como o da costa do Pacífico.

A lém de constituir alimento humano de bom conteúdo nutricional¸ principalmente como fonte energética¸ a batata-doce tem grande importância na alimentação animal e na produção industrial de farinha¸ amido e álcool. É considerada uma cultura rústica¸ pois apresenta grande resistência a pragas¸ pouca resposta à aplicação de fertilizantes¸ e cresce em solos pobres e degradados. Em termos de volume de produção mundial¸ a cultura ocupa o sétimo lugar¸ mas é a décima quinta em valor da produção¸ o que indica ser universalmente uma cultura de baixo custo de produção .

No Brasil¸ há quatro tipos de batata doce¸ que são classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca¸ também conhecida como angola ou terra-nova¸ que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata-amarela¸ parecida com a anterior¸ mas de sabor mais doce; batata-roxa¸ com casca e polpa dessa cor¸ é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis¸ sendo ótima para o preparo de doces; e¸ batata-doce-avermelhada¸ conhecida no nordeste do Brasil como coração-magoado¸ tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.

O grande sucesso da batata doce em uma dieta é devido em grande parte a seu índice glicêmico. Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sangüíneos de glicose¸ sendo que quanto mais baixo¸ melhor (exceto em algumas situações específicas¸ tal como imediatamente após um treinamento). Em relação à glicose¸ o índice glicêmico da batata doce é 44¸ o que pode ser considerado baixo comparando-se com o arroz branco (64) ou com o pão branco (71). Isto a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia¸ e principalmente¸ entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de treinamento com pesos.

Além do índice glicêmico favorável¸ esse alimento possui alta taxa de vitamina A (sobre tudo a amarela e a roxa)¸ vitaminas do complexo B e alguns sais minerais¸ como cálcio¸ ferro¸ potássio¸ fósforo e um pouco de vitamina C. Suas folhas também são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha.

Muitas pessoas ainda confundem a batata doce com a inglesa¸ crendo que os valores nutricionais são semelhantes. Apesar de haver entre os dois tubérculos uma perfeita concordância no que diz respeito ao teor em substâncias nutritivas¸ calorias e água¸ existe grande diferença quanto ao índice glicêmico (a batata inglesa possui um IG muito maior) . As batatas-doces também são mais ricas em ferro e possuem 5 vezes mais cálcio. Isto tem uma importância especial para cobrir determinadas necessidades dietéticas. Outro caso é o teor em vitaminas. A batata-doce é muitíssimo mais rica em vitamina A do que a batata inglesa¸ tendo um alto valor dietético nas doenças causadas por avitaminose A¸ além de possuir mais fibras.

No período pre-contest ¸ qualquer erro pode significar o insucesso do atleta¸ portanto a dieta deve ser precisa como um relógio suíço. Procuramos trabalhar com a menor variedade de alimentos possível¸ visto que dessa forma os eventuais ajustes podem ser realizados com maior facilidade. Dentre esta pequena variedade¸ preferimos sempre a batata doce como principal fonte de carboidratos da dieta e com o peito de frango como principal fonte protéica. Além de não ser necessária a inclusão de qualquer tempero durante o preparo (que necessita apenas de água fervendo e nenhuma habilidade do cozinheiro)¸ é fácil ajustar as quantidades a serem consumidas. A batata-doce fornece em média para cada cem gramas: 116 calorias¸ 1¸16 gramas de proteínas¸ 30¸10 gramas de carboidratos e 0¸32 gramas de lipídios.

Vale ressaltar que a inclusão da batata doce na dieta do praticante de atividade física ou atleta em quantidades apropriadas¸ assim como de qualquer outro alimento¸ depende de uma enormidade de fatores¸ que só o profissional habilitado pode avaliar. A dieta deve possuir o adequado equilíbrio entre os nutrientes¸ pois de nada adianta utilizarmos uma ótima fonte de carboidratos¸ se os demais nutrientes da dieta não estiverem presentes com a mesma harmonia. Consulte sempre seu nutricionista!


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