Facebook Instagram Youtube

Waldemar Guimarães

Treino

MUSCULAÇÃO PARA INDIVÍDUOS MADUROS

Por Waldemar Guimarães

A maioria dos trabalhos publicados visando a melhora no condicionamento físico e qualidade de vida são direcionados ou para o público jovem ou para indivíduos na terceira idade¸ muito pouca atenção se desprende para aqueles que giram na faixa dos 40 aos 60 anos¸ normalmente estas pessoas são fundidas no grupo dos mais jovens ou dos já idosos. Ocorre que este público alvo também apresenta características peculiares tais como mudanças nos aspectos fisiológicos¸ psicológico e sócio econômico. Exemplo clássico¸ Romário¸ uma verdadeira lenda do futebol mundial. O craque depois da maturidade não sai mais correndo atrás de qualquer bola¸ o esforço é poupado para momentos certeiros¸ também não o culpo por não aparecer em todos os treinos ou mesmo se aplicar com a mesma intensidade como os jogadores mais jovens¸ talvez¸ intuitivamente o baixinho aplique sabiamente o princípio mais sagrado das atividades físicas¸ o da individualidade biológica.

Mas Romário e tantos outros atletas mais maduros são apenas alguns exemplos daqueles que não se deixam barrar pelo marasmo e a inatividade por motivos profissionais ou não. Por outro lado é grande a legião daqueles companheiros que dentro da faixa etária mencionada já abandonaram a chuteira mas¸ eventualmente pensão em retornar a fazer algo por si próprios embora se consideram “velhos demais” para correr atrás¸ normalmente estes companheiros já deixaram o chamado calo sexual crescer em demasia e a musculatura já se tornou flácida e ao final do expediente preferem ir para os happy hours se encher de cerveja e salame. A velocidade metabólica basal começa a sofrer uma desaceleração gradual e lenta após a fase de crescimento e desenvolvimento. Nesta fase quando somos bem jovens normalmente somos mais ativos e ingerimos mais alimento¸ todos sabem como comem a maioria dos nossos adolescentes!!!!

Ocorre que pelo mau hábito¸ ao escalar a idade¸ muitos de nós continua a ingerir o mesmo aporte calórico¸ quando não¸ ainda mais e as atividades físicas¸ inclusive as naturais¸ diminuem drasticamente¸ pior¸ ainda¸ aqueles que se dedicam apenas ao futebolzinho nos fins de semana. Resultado: acúmulo indesejável de gordura e com ela a salientação das doenças arteriais e coronarianas¸ diabetes e outros males¸ e as desejáveis filas nas clínicas de ortopedia¸ obviamente desejáveis apenas para os ortopedistas e fisioterapeutas. Vejam¸ nós seres humanos não estamos adaptados para vivermos sem atividades físicas regulares¸ o nosso processo evolucional é contado em milhões de anos e não em centenas.

Durante todo este processo como na maioria esmagadora deste vivemos nos campos na savana e nas florestas. A sociedade civilizada não mais do que 6 mil anos. Há 10 mil anos vivíamos nas cavernas em função da última glaciação vivendo a base da coleta e caça¸ o homem em condições naturais anda¸ nada¸ escala¸ corre eventualmente por curtos períodos de tempo¸ mas definitivamente¸ só os muito velhos e ou feridos são sedentários. No campo¸ estes são presas fácil para os predadores¸ aqui na cidade são presas fácil para as doenças hipocinéticas e psicosomáticas.

Definitivamente somos seres inacabados¸ ou seja¸ ainda em evolução¸ muito embora algumas pessoas acreditem que somos a imagem e semelhança de Deus. Se assim fosse será que Deus é mais parecido com o Tiririca ou com Brad Pit ( esta eu recebi pela Internet). Obviamente não somos mais tão susceptíveis as condições climáticas como outrora pois¸ modificamos o ambiente para que possamos viver mais confortavelmente¸ mas ainda sofreremos muitas adaptações porém¸ em um ritmo mais lento. A continuar esta tendência num futuro não tão distante teremos olhos bem grandes para olhar as telas dos computadores¸ braços e pernas atrofiados pois a locomoção será feita quase que exclusivamente de forma mecânica e um cabeção bem grande para guardar cada vez mais informações. A figura lhe parece familar?

Nada contra os nerds¸ mesmo porque eu mesmo tenho um pouco desta natureza¸ mas definitivamente podemos unir com sabedoria o trabalho¸ afazeres sociais e familiares com
atividades físicas regulares e controladas. Sobre este tema em breve estaremos lançando o Volume 5 da Coleção Musculação Total – Musculação Para indivíduos Maduros.


Comentários:



Waldemar Guimares - Todos os direitos revervados

Desenvolvido por Pedro Lamin